07 março, 2009

Por onde andei? - uma breve biografia

Não me lembro de quando comecei a andar, era muito pequena e meu andar era de equilibrista em corda bamba.
Um andar incerto que caia de bunda no chão ao tentar dar o primeiro passo.
Como naquelas linhas evolutivas, tomei postura, erguia meu corpo a cada cair e levantar.
Andei, andei.
Andava pela mesma cidade a 17 anos, as mesmas ruas, os mesmos caminhos. Não precisava de um ponto de referência para chegar a algum lugar.
Estava em mim!
Eu conhecia aquela cidade.
Meu andar sabia por onde andava.
Novos caminhos surgiram e meu andar se tornou o andar da estrada, mudei para outra cidade.
Caminhos novos a cada dia, meu andar agora assumia a potência de um descobridor.
Descobria ruas, lugares que nunca havia pisado antes.
Fui conhecendo!
Meus pés se acostumaram com o novo ritmo de andar.
“Anda rápido para não perder a barca! Corre, o sinal já vai abrir.”
Tempo aqui é corrido, muitas coisas para fazer.
Meus pés me levam a todos os lugares.
Estão comigo na terra, no barro, no asfalto, no cimento, na água e no ar.
Por onde andei?
Meus pés me levam!
Meu corpo vai junto sentir o lugar, espaço novo que aguça minha curiosidade.
O andar equilibrista se tornou andar de andarilho.
Ainda se equilibra no meio fio, lembrando dos tempos de criança.
Tempo adulto agora, tempo de se fazer muitas coisas.
Meu andar tem que ser firme, mas não duro. Mantenho as possibilidades dele, os adjetivos que o trouxeram até aqui.
Andar equilibrista, andar viajante, andar de rua, andar de malandro, andar de menina, andar de areia, andar de asfalto, andar itinerante.
Por onde andei?
Onde estou?
Meus pés me levam num andar potente que abre caminhos para meus pensamentos.
Andar este que suporta as mudanças, os desvios.
Pé descalço, pé de chinelo, pé de tênis, pé de rasteirinha, pé de salto alto.
Pra onde eu vou?
Por onde andei!
.
* Foto tirada ontem, sexta-feira dia 6 de março de 2009 às 08:22 da manhã. Entrando na barca sentido rio-niterói!
Descrição da foto: pessoas entrando na barca, de costas para mim e ao fundo aparece o segundo andar da barca, visto de fora. Neste dia liberaram a gente pra entrar antes que todos saíssem, então foi aquela confusão gente saindo, gente entrando.

7 comentários:

  1. é um belo jeito de escrever sua biografia.
    voce é nova, tem muito o que andar ainda.
    felicidades.

    ResponderExcluir
  2. um andar firma, decidido e com pé no chao... =D
    lindo maninha bjoooos

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto... não sei pq eu o reconheço ^^ rs

    Já fiz meus comentários sobre ele ^^

    Bjão Jo

    ResponderExcluir
  4. Ola Jô, como vai? Vim lhe fazer uma visita rs
    Gostei muito do seu texto tenha uma otima semana.

    ResponderExcluir
  5. belas palavras!! parabéns! beijos!

    maira viana
    www.mairaviana.com.br

    ResponderExcluir
  6. boa sorte borboletinha nos teus caminhos de alegria :)

    um abraço da amiga que também tá aprendendo a caminhar

    adorei seu blog

    ResponderExcluir